sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Fase de Construção, Fase de Transição

Objetivos
  • Minimizar custos de desenvolvimento, otimizar recursos e evitar retrabalho. A palavra chave é eficiência.
  • Disponibilizar as versões úteis (alfa, beta e etc) com rapidez. Os testes ALFA são realizados durante a fase de Construção.
  • Concluir a análise, o projeto, o desenvolvimento e o teste de todas as funcionalidades.
  • Verificar e decidir se o software está pronto para implantação. 
  • Atingir a qualidade adequada com rapidez e eficiência.

  • O Sistema  - O próprio sistema executável, pronto para iniciar os testes beta.
  • Plano de Implantação - guia a equipe de implantação e transição para eles disponibilizarem o software. Essa é apenas uma versão inicial do plano, as versões finais são feitas na Transição. Em projetos menores o Plano de Implantação pode estar embutido no Plano de Desenvolvimento de Software.
  • Conjunto de Testes - Testes implementados e executados para validação e estabilidade das versões (releases)
  • Modelo de Implementação - Expandido a partir daquele criado durante a fase de elaboração; todos os componentes criados no final da fase de construção.
  • Materiais de Treinamento - Manuais do Usuário e outros materiais de treinamento. Rascunho preliminar, baseado em casos de uso.  Poderá ser necessário se o sistema tiver um forte aspecto de interface de usuário.
  • Plano de Iteração - Plano de iteração para a fase de transição concluído e analisado.
  • Modelo de Design - Atualizado com novos elementos de design identificados durante a conclusão de todos os requisitos.
  • Caso de Desenvolvimento - Refinado com base na experiência inicial do projeto. O ambiente de desenvolvimento, incluindo o processo, as ferramentas e o suporte automatizado necessários para dar assistência à equipe de transição já estará posicionada.
  • Ferramentas - As ferramentas usadas para dar suporte ao trabalho de Construção são instaladas.
  • Modelo de Dados - Atualizado com todos os elementos necessários para suportar a implementação persistente (por exemplo, tabelas, índices, etc.).
Atividades Básicas

  • Gerenciamento de recursos, otimização de controle e processo
  • Desenvolvimento completo do componente e teste dos critérios de avaliação definidos
  • Avaliação dos releases do produto de acordo com os critérios de aceitação para a visão
Marco: Capacidade Operacional Inicial 

      O marco Capacidade Operacional Inicial determina se o produto está pronto para ser implantado em um ambiente de teste beta.Quando chegamos aqui podemos nos perguntar se:

  • Os modelos de Análise e Design estão estáveis?
  • Resolvemos todos os problemas de design?
  • Abordamos todos os casos de uso?
  • Glossário e SAD estão atualizados?


 Nesta fase ocorre a entrega do software ao usuário. O objetivo desta fase é disponibilizar o sistema, tornando-o disponível e compreendido pelo usuário final. As atividades desta fase incluem o treinamento dos usuários finais e também a realização de testes da versão beta do sistema visando garantir que o mesmo possua o nível adequado de qualidade.


Objetivos

  • Validar o novo sistema em confronto com as expectativas do usuário treinamento de usuários e equipe de manutenção
  • Implantação do sistema
  • Correção de erros, melhoria no desempenho e na usabilidade
  • Avaliação das baselines de implantação tendo como base a visão completa e os critérios de aceitação para o produto
  • Obtenção de auto-suportabilidade do usuário
  • Obtenção do consentimento dos envolvidos de que as baselines de implantação estão completas
  • Obtenção do consentimento dos envolvidos de que as baselines de implantação são consistentes com os critérios de avaliação da visão


 Artefatos
   
Artefatos Básicos (em ordem de importância) Estado no marco
O Build do Produto Concluído de acordo com os requisitos do produto. O produto final deve ser utilizável pelo consumidor.
Notas de Release Concluídas.
Artefatos de Instalação Concluídos.
Material de Treinamento Concluído para assegurar que o cliente possa ser auto-suficiente na utilização e manutenção do produto.
Material de Suporte para o Usuário Final Concluído para assegurar que o cliente possa ser auto-suficiente na utilização e manutenção do produto.
fonte:http://www.wthreex.com/rup/

Atividades básicas

  • Executar planos de implantação
  • Finalizar o material de suporte para o usuário final
  • Testar o produto liberado no local do desenvolvimento
  • Criar um release do produto
  • Obter feedback do usuário
  • Ajustar o produto com base em feedback
  • Disponibilizar o produto para os usuários finais
Marco: Release do Produto

No fim na fase de transição está o quarto marco mais importante do projeto, o Marco do Release do Produto. Nesse momento, você decide se os objetivos foram atendidos, e se outro ciclo de desenvolvimento deve ser iniciado. Em alguns casos, esse marco pode coincidir com o fim da fase de iniciação do próximo ciclo. O Marco do Release do Produto é o resultado da conclusão com êxito de Atividade: Revisão da Aceitação do Projeto. Os critérios básicos de avaliação para a fase de transição envolvem as respostas para estas questões:
  • O usuário está satisfeito?
  • As despesas reais com recursos são aceitáveis se comparadas com as planejadas?
No Marco do Release do Produto, o produto está em produção e o ciclo de manutenção posterior ao release inicia. Isso pode envolver o início de um novo ciclo ou de algum release de manutenção adicional.






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