quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PMBOK - Áreas do Conhecimento - Gerência de Tempo

O objetivo da gerência do tempo de projeto é descrever os processos requeridos para o término do projeto, garantindo que o mesmo cumpra com os prazos definidos em um cronograma de atividades.
Os principais processos desta gestão são: as Definições, Seqüenciamento, Estimativa de Recurso e Estimativa de Duração das Atividades e o Desenvolvimento e Controle do Cronograma destas Atividades.

Definições das Atividades: identificação das atividades específicas do cronograma que necessitam ser executadas para produzir os diversos tangíveis do projeto;
Seqüenciar Atividades: identificação e documentação das dependências entre as atividades do cronograma;
Estimativa de Recursos de Atividade: estimativa do tipo e das quantidades dos recursos requeridos para executar cada atividade do cronograma;
Estimativa de Duração de Atividade: estimativa do período que será necessário para conclusão individual de cada atividade do cronograma;
Desenvolvimento do Cronograma: análise das sequências das atividades, suas dependências, durações e recursos requeridos para criar o cronograma;
Controle do Cronograma: controle das alterações efetuadas no cronograma;

A gerência do tempo de projeto e a gerência do custo do projeto são as áreas de maior exigência dentro de um projeto, pois são as mais vísiveis em sua gestão.
Algumas das ferramentas clássicas de Gestão de Tempo de Projeto são o PERT/CPM e o Diagrama de Gantt.




Figura 1 - Project Time management overview


Fonte:
PMBOK - A Guide to the Project Management Body of Knowledge -  Fourth Edition

Um comentário:

  1. Quando usarem uma imagem de outrem, tanto aqui quanto nos vossos trabalhos acadêmicos, é sempre exigido que se mostre a fonte..

    E, independente da fonte da imagem, se sua ou de outrem, sempre busquem explicar o "conteúdo" da imagem.. o porquê dela ter sido destacada em seu texto..

    Bons caminhos,

    R

    ResponderExcluir