sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PMBOK -- Gerência de Custos, Qualidade e Recursos Humanos do Projeto


Gerência de Custos


Engloba uma serie de processos que visam garantir que o projeto seja executado e termine dentro do orçamento em que foi aprovado. Os processos executados nesta etapa são:

Planejamento de recursos: Determina quais, quando e quantos recursos (pessoas, equipamentos, material, etc) serão necessários para realizar as atividades do projeto.

Estimativa de custos: Consiste em estimar os custos dos recursos necessários para que as atividades do projeto sejam implementadas

Orçamento de custos: É alcançado distribuindo-se o orçamento total disponível para o projeto às suas atividades

Controle de custos: Monitora o progresso do projeto e atualiza o seu orçamento e gerenciando as mudanças feitas na linha de base dos custos.

http://tiinteligente.blogspot.com.br/2010/09/pmbok-areas-de-conhecimento.html

www.cin.ufpe.br/~if717/slides/pmbok-custos.pdf

http://www.slideshare.net/renneralves/gerenciamento-de-custos-em-projetos

Gerenciamento de Qualidade


Inclui todas as atividades que determinam as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização.

Planejamento da qualidade: identificação dos padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinação de como satisfazê-los;

Garantia da qualidade: aplicação das atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto emprega todos os processos necessários para atender aos requisitos;

Controle da qualidade: monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificação de maneiras de eliminar as causas de um desempenho insatisfatório.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_da_qualidade_do_projeto#Gerenciamento_da_Qualidade_do_Projeto

http://falandoemprojetos.wordpress.com/2010/04/21/entendendo-os-processos-de-qualidade-do-pmbok/

Gerenciamento Recursos Humanos


Processos necessários para melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto

Planejamento Organizacional: identificação e documentação de funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto, além da criação do plano de gerenciamento de pessoal

Montagem da equipe: obtenção dos recursos humanos necessários para terminar o projeto

Desenvolvimento da equipe: desenvolver as habilidades individuais de membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto;

Gerenciar a equipe: acompanhamento do desempenho de membros da equipe, fornecimento de feedback, resolução de problemas e coordenação de mudanças para melhorar o desempenho do projeto.

http://www.slideshare.net/fernando.palma/gerenciamento-de-projetos-pmbok-cap9-rh

http://pmbokrecursoshumanos.blogspot.com.br/






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