segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

RUP - Linhas Mestras - Gestão de Requisitos e Arquitetura de Componentes


Gestão de Requisitos 

Tem como característica sua eficácia em manter as sentenças dos claras dos requisitos, junto com os atributos aplicáveis. 

A coleta dos requisitos precisá ser uma tarefa que consiga coletar os dados principais sem falhas e ambiguidades. Seus principais  problemas acontecem na coleta de  tais dados pois:

- Nem todavia a fonte é confiável dos dados que foram estabelecidos.

- O linguajar pode dificultar a compreensão do requisito.

- O numero de requisitos pode ser impossível controlar.

-Há várias partes interessadas, nos requisitos que precisam ser gerenciados pelos grupos de pessoas de diferentes funções

De forma que as habilidades que devem ser notadas e averiguadas para identificar uma forma de gerenciar as dificuldades que serão encontradas. Abaixo segue importantes habilidades

Analise do problema

Uma das partes mais interessante do sistema pois uma opinião incorreta pode vir a calhar em graves problemas para o desenvolvimento do sistema. É o momento em que sentamos com o cliente e fazemos uma analise dos que engloba o  problema. Durante a analise, são estabelecidos os problemas reais, as fronteiras do sistema. O que pode ser realizado baseando-se no contexto do grupo, habilidades e o problema. Após toda a analise e um caso de negócio feito, é preciso que exista o entendimento do retorno esperado sobre o investimento feito.

Noções Básicas dos envolvidos.

Para que existe uma compreensão melhor e um bom diálogo com cliente é preciso reconhecer o tipo de cliente que estamos lhe dando. Pois a forma correta para o dialogo e a metodologia que será utilizada deve ser baseada no contexto do cliente. Se por exemplo é uma pessoa da área de Informática, não teremos problemas na identificação dos requisitos e o nível do modelo de negócio. Mas se for um cliente que não tem muito conhecimento sobre a área, protótipos conceituais, entrevista, questionário. Ferramentas que possam ajudar nessa necessidade da retirada dos requisitos

Definição do sistema e escopo do projeto

Pegar os dados recolhidos e converter numa documentação, grau de cada requisito, detalhamento, esforço estimado, nível de risco. Pode incluir também protótipos iniciais geralmente relacionados aos requisitos importantes.O escopo do projeto deve ser priorizado somente os requisitos necessários com o prazo adequado sem a necessidade que tenha de incluir os 'Ovos de pascoa' . Gerenciando com o grupo cada tarefa que foi solicitada.

Arquitetura dos componentes


Os componentes são grupos com interfaces bem definidas e comportamentos que fornecem forte encapsulamento do conteúdo e são, portanto, substituíveis.

Características

Arquitetura

O RUP fornece uma maneira metódica e sistemática de projetar, desenvolver e validar uma arquitetura. Oferecemos templates para descrição da arquitetura, com os conceitos de várias visões arquiteturais, e para a captura de estilo de arquitetura, regras de design e restrições. A disciplina Análise e Design contém atividades específicas orientadas para identificar restrições arquiteturais e para elementos significativos na arquitetura, além de diretrizes sobre como fazer escolhas arquiteturais. O processo de gerenciamento mostra como o planejamento das iterações iniciais considera o design de uma arquitetura e a resolução dos principais riscos técnicos. Consulte a disciplina Gerenciamento de Projeto e todas as atividades associadas ao Papel: Arquiteto de Software para obter mais informações.

A arquitetura é importante por vários motivos:

Ela permite obter e manter controle intelectual do projeto, gerenciar sua complexidade e manter a integridade do sistema.

Um sistema complexo é mais que a soma de suas partes; mais que uma sucessão de pequenas decisões táticas independentes. Ele precisa ter uma estrutura unificadora e coerente para organizar essas partes de modo sistemático e fornecer regras precisas sobre como pode ser aumentado, sem que sua complexidade cresça além da compreensão humana.

A arquitetura determina os meios para se obter melhor comunicação e entendimento em todo o projeto, estabelecendo um conjunto de referências e um vocabulário comuns, com os quais se discutem questões de design.

Componentes

É software pode ser definido como um pedaço não-trivial de software, um módulo, um pacote ou um subsistema, sendo que todos desempenham uma função clara, possuem uma fronteira clara e podem ser integrados em uma arquitetura bem definida. É a realização física de uma abstração do design.

Os componentes vêm de diferentes lugares:
Ao definir uma arquitetura muito modular, você identifica, isola, projeta, desenvolve e testa componentes bem formados. Esses componentes podem ser testados individualmente e gradualmente integrados para formar o sistema inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário