O que é o Desenvolvimento Iterativo?
Um projeto que usa o desenvolvimento iterativo tem um ciclo de vida que consiste em várias iterações. Uma iteração incorpora um conjunto quase sequencial de atividades em modelagem de negócios, requisitos, análise e design, implementação, teste e implantação, em várias proporções, dependendo do local em que ela está localizada no ciclo de desenvolvimento.
As iterações nas fases de iniciação e de elaboração se concentram nas atividades de gerenciamento, requisitos e design. As iterações na fase de construção se concentram no design, na implementação e no teste. E as iterações na fase de transição e concentram no teste e na implantação. A programação de uma iteração deve ser considerada fixa e o escopo do conteúdo da iteração gerenciado ativamente para atender a essa programação.
Por que Desenvolver Iterativamente?
Todos os projetos têm um conjunto de riscos envolvidos. Quanto mais cedo você puder verificar que evitou um risco no ciclo de vida, mais precisos serão seus planos. Muitos riscos nem são descobertos até que você tente integrar o sistema. É impossível prever todos eles, por mais experiente que seja a equipe de desenvolvimento.
Em um ciclo de vida iterativo, a seleção do incremento a ser desenvolvido em uma iteração é feita com base em uma lista dos principais riscos. Como a iteração produz um executável testado, você poderá verificar os riscos diminuiram.
Vantagens de uma Abordagem Iterativa
Geralmente, uma abordagem iterativa é superior a uma abordagem linear ou em cascata, por vários motivos.
- Os riscos são reduzidos mais cedo, pois os elementos são integrados progressivamente.
- As táticas e os requisitos variáveis são acomodados.
- A melhoria e o refinamento do produto são facilitados, resultando em um produto mais robusto.
- As organizações podem aprender a partir dessa abordagem e melhorar seus processos.
- A capacidade de reutilização aumenta.
Uma vez, um cliente disse: "Com a abordagem em cascata, tudo parece bem até quase no final do projeto; às vezes, até a metade da integração. Aí, tudo desmorona. Com a abordagem iterativa, é muito difícil esconder a verdade durante muito tempo."
Geralmente, os gerentes de projeto resistem à abordagem iterativa, pois consideram-na um infindável refinamento. No Rational Unified Process (RUP), a abordagem interativa é muito controlada; o número, a duração e o objetivo das iterações são planejados. As tarefas e as responsabilidades dos participantes são definidas. São capturadas medidas de progresso objetivas. Ocorre algum retrabalho de uma iteração para a outra, mas isso também é cuidadosamente controlado.
Diminuição de riscos
Uma abordagem iterativa permite que você diminua os riscos mais cedo, pois muitos deles são descobertos somente durante a integração. Durante a iteração inicial, você verifica todas as disciplinas, considerando muitos aspectos do projeto: ferramentas, softwares desenvolvidos internamente e adquiridos prontos para serem usados, habilidades das pessoas e assim por diante. Pode ser que riscos aparentes demonstrem que não são riscos, e riscos novos e inesperados aparecerão.
Acomodação de mudanças
A abordagem iterativa permite que você considere os requisitos variáveis, já que eles normalmente serão alterados durante o processo.
Forçar os usuários a aceitarem o sistema como o imaginaram originalmente está errado. Eles mudam de idéia porque o contexto está sendo alterado; eles aprendem mais sobre o ambiente e a tecnologia e enxergam uma demonstração intermediária do produto durante o seu desenvolvimento.
Busca de melhor qualidade
Uma abordagem iterativa resulta em uma arquitetura mais robusta, pois os erros são corrigidos após várias iterações. As falhas iniciais são detectadas conforme o produto amadurece, durante as iterações iniciais. Os gargalos de desempenho são descobertos e podem ser reduzidos, em vez de aparecerem na véspera da liberação.
Aumento de reutilização
O uso de uma abordagem iterativa facilita o aproveitamento dos produtos desenvolvidos internamente e adquiridos prontos para serem usados. Você terá várias iterações para selecioná-los, integrá-los e confirmar que eles são adequados à arquitetura.
Referência Ao Post:
Nenhum comentário:
Postar um comentário