sábado, 23 de março de 2013

Verificar qualidade de software, Controle de alterações no software

Verificar qualidade de software

Garantia da qualidade de software é o ponto mais comum de falha nos projetos de software, desde que isto é freqüentemente algo que não se pensa previamente e é algumas vezes tratado por equipes diferentes. O RUP ajuda no planejamento do controle da qualidade e cuida da sua construção em todo processo, envolvendo todos os membros da equipe. 

Nenhuma tarefa é especificamente direcionada para a qualidade; o RUP assume que cada membro da equipe é responsável pela qualidade durante todo o processo. O processo foca na descoberta do nível de qualidade esperado e provê testes nos processos para medir este nível.


Gerenciamento de Qualidade no RUP

O gerenciamento de qualidade é feito para estas finalidades:
  • Identificar indicadores adequados (métricas) com qualidade aceitável
  • Identificar medidas adequadas a serem usadas na avaliação da qualidade
  • Identificar e abordar adequadamente questões que afetam a qualidade o mais cedo e eficaz possível
O gerenciamento da qualidade é implementado em todas as disciplinas, fluxos de trabalho, fases e iterações do RUP. Em geral, o gerenciamento da qualidade durante o ciclo de vida significa que você implementa, mede e avalia tanto a qualidade do processo como a do produto. Alguns dos esforços gastos para gerenciar a qualidade em cada disciplina estão realçados na lista a seguir:
  • O gerenciamento de qualidade na disciplina Requisitos inclui a análise do conjunto de artefatos de requisitos em busca de consistência (entre padrões de artefatos e outros artefatos), de clareza (comunica as informações claramente a todos os acionistas, envolvidos e outros papéis) e de precisão (o nível adequado de detalhe e precisão).
  • Na disciplina Análise e Design , o gerenciamento da qualidade inclui a avaliação do conjunto de artefatos de design, incluindo a consistência do modelo de design, sua conversão a partir de artefatos de requisitos e sua conversão em artefatos de implementação.
  • Na disciplina Implementação, o gerenciamento da qualidade inclui a avaliação dos artefatos de implementação e a avaliação do código-fonte ou dos artefatos executáveis, com relação aos artefatos de requisitos, de design e de teste adequados.
  • A disciplina Teste é altamente centralizada no gerenciamento da qualidade, uma vez que a maioria dos esforços gastos nessa disciplina aborda as três finalidades de gerenciamento de qualidade identificadas anteriormente.
  • A disciplina Ambiente , como a disciplina Teste, inclui muitos esforços de abordagem das finalidades de gerenciamento da qualidade. Aqui é possível encontrar orientações sobre como configurar melhor o processo para atender às suas necessidades.
  • O gerenciamento da qualidade na disciplina Implantação inclui a avaliação dos artefatos de implementação e de implantação e a avaliação dos artefatos executáveis e de implantação, com relação aos artefatos adequados de requisito, de design e de teste necessários para fornecer o produto ao cliente.
  • A disciplina Gerenciamento de Projeto inclui uma visão geral de vários esforços de gerenciamento da qualidade, incluindo as revisões e as auditorias necessárias para avaliar a implementação, a aderência e o andamento do processo de desenvolvimento.   

 

Gestão e Controle de Mudanças do Software

Em todos os projetos de software a existência de mudanças é inevitável. O RUP define métodos para controlar e monitorar mudanças. Como uma pequena mudança pode afetar aplicações de formas inteiramente imprevisíveis, o controle de mudanças é essencial para o sucesso de um projeto.
O RUP também define áreas de trabalho seguras, garantindo a um programador que as mudanças efetuadas noutro sistema não afetarão o seu sistema.

Coordenação de Atividades e de Artefatos 

A coordenação das atividades e dos artefatos de desenvolvedores e de equipes envolve o estabelecimento de procedimentos que podem ser repetidos para o gerenciamento de mudanças no software e em outros artefatos de desenvolvimento. Essa coordenação permite uma melhor alocação de recursos, com base nas prioridades e nos riscos do projeto e ela gerencia ativamente o trabalho dessas mudanças entre iterações. Juntamente com o desenvolvimento do software iterativamente, essa prática permite que você monitore as mudanças continuamente, para poder descobrir ativamente e solucionar problemas. 
Consulte o Detalhamento do Fluxo de Trabalho: Gerenciar Solicitações de Mudança para obter mais informações sobre este tópico.

Coordenação de Iterações e de Releases 

A coordenação de iterações e de releases envolve o estabelecimento e a liberação de uma baseline testada na conclusão de cada iteração. A manutenção da rastreabilidade entre os elementos de cada release e entre os elementos de vários releases paralelos é essencial para avaliar e gerenciar ativamente o impacto da mudança. 
Consulte o Detalhamento do Fluxo de Trabalho Gerenciar Baselines e Releases para obter mais detalhes.

Controle de Mudanças no Software 

O controle de mudanças no software oferece várias soluções para as causas originais de problemas de desenvolvimento de software:
  • O fluxo de trabalho da mudança de requisitos é definido e pode ser repetido.
  • As solicitações de mudança facilitam a comunicação clara.
  • Os espaços de trabalho isolados reduzem a interferência entre membros da equipe que trabalham em paralelo.
  • As estatísticas de taxa de mudanças fornecem métricas satisfatórias para avaliar objetivamente o status do projeto.
  • Os espaços de trabalho contêm todos os artefatos, o que facilita a consistência.
  • A propagação da mudança pode ser avaliada e controlada.
  • As mudanças podem ser mantidas em um sistema robusto e personalizável.




Fontes :



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário