segunda-feira, 18 de março de 2013

Melhores Práticas: Modelagem visual do software


A Modelagem visual do software  é a utilização de elementos gráficos e diagramas na modelagem de software, isto é, a representação dos elementos estruturais e comportamentais do sistema através de modelos visuais.


 Porque Modelar ? 

Um modelo é uma visão simplificada do sistema, nesse contexto mostra-se a essência do sistema sobre uma perspectiva particular e esconde detalhes não essenciais que podem confundir na hora de encontrar um caminho para o seu desenvolvimento. Serve para aumentar o entendimento de sistemas complexos, explorar e comparar diferentes projetos, formar uma base para implementação do sistema, capturar os requisitos precisamente e comunicar as decisões de forma não-ambígua.




A modelagem visual de software:
-ajuda a entender sistemas complexos;
-facilita a linguagem e a comunicação entre o mundo real e o que vai ser desenvolvido;
-Explora  e compara alternativas;
-Forma uma base para a implementação;
-Facilita a captura dos requisitos;
-Comunica as decisões sem ambiguidades;


Dessa forma utilizando esta representação, os recursos técnicos podem determinar a melhor forma para implementar um dado conjunto de interdependências lógicas. Isto também constrói uma camada intermediária entre o processo de negócio e o código necessário através da tecnologia da informação. 
A Linguagem modelagem unificada (UML) é um exemplo dessa melhor prática que pode ser usada para modelagem de casos de uso, diagrama de classes e outros objetos.

Linguagem UML

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário