Contextualizado mais sobre o PMBOK , seus processos é tem uma sequência de ação que se possa ter um resultado, de forma que é realizados por pessoas e se enquadra em Processos da Gerência de Projeto. Esse guia tem 5 grandes Grupos de Processos que já foram mencionados anteriormente em nossas postagens, contudo será explanado novamente abaixo:
- Processos de Inicialização
- Fase que o projeto é inicializado, sendo o ponta-pé de execução.
- Processos de Planejamento
- Planejamento de como deve ser organizado o projeto definindo os melhores caminhos para atingir o objetivo. Um esquema viável que não cause sobrecarga em nenhuma das tarefas. Dividindo para conquistar o objetivo.
- Processos de Execução
- Os esquemas que foram definidos no processo anterior são colocados em prática nesse processo, para coordenar pessoas e outros recursos para realizar o que foi planejado.
- Processos de Controle
- Podemos definir como o processo guarda-chuva, assegurando que os objetivos estão sendo atingidos, monitorando, assegurando seu progresso, e tomando as ações corretivas caso haja necessidade
- Processos de Finalização
- Fase onde é feita a aceitação do projeto, verificando se o que foi definido no escopo foi realizado ao longo da execução.
Processos de Gerenciamento de Projetos |
Esses Grupos têm grande correspondência com o conceito do Ciclo PDCA (Plan - Do - Check - Act): Planejar - Fazer - Verificar - Agir (corrigir e melhorar).
Além de conceituar os aspectos fundamentais do gerenciamento de projetos, de forma a promover um vocabulário comum dentro dessa profissão, o Guia PMBOK documenta (define e descreve) processos de gerenciamento de projetos e os apresenta didaticamente, organizados em um capítulo por área de conhecimento. Em cada processo, são abordados suas entradas e saídas, suas características, bem como os artefatos, técnicas e ferramentas envolvidas.
Referência:
boa postagem.. faltou somente uma revisão ortográfica: " , seus processos é tem uma sequência" :)
ResponderExcluirBons caminhos,
R