sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Estado da arte - PRINCE2

Iremos tratar sobre um dos principais corpos de conhecimento para gerenciamento de projetos


O PRINCE2 é um método para gerenciamento de projetos lançado pelo governo britânico em 1996, tendo sido criado em 1989 a partir do PROMPTII, o qual, por sua vez, surgiu em 1975 e foi adotado em 1979 como padrão para gerenciamento dos projetos de sistemas de informação do governo. Atualmente é mantido pelo governo britânico, sendo reconhecido mundialmente como modelo para gerenciamento de projetos.
Apresenta-se como um método genérico que pode ser aplicado a qualquer projeto, independentemente de seu porte, tipo, organização, região geográfica ou cultura.
Isso é possível porque o PRINCE2 isola o gerenciamento do projeto (ex.: aspectos ligados ao escopo, tempo, custo, qualidade, riscos, benefícios, tolerâncias, etc.) das contribuições especializadas (o esforço para realizar o produto, ex: design, construção, etc.). Assim, os métodos de produção dos aspectos especializados são facilmente integrados com o método PRINCE2, formando um framework completo para o projeto.


PRINCE2 versus PMBOK

Um não é melhor que o outro.

PRINCE2 e o Guia PMBOK são complementares.

Por que?

Enquanto o Guia PMBOK  é uma base de conhecimentos sobre Gerenciamento de Projetos, sendo a fonte de informação para o gerente, o PRINCE2 é um método de Gerenciamento de Projetos baseado em processos, descrevendo exatamente o que o gerente deve saber e fazer.
O PRINCE2 e o Guia PMBOK  conversam entre si e tem total compatibilidade o que significa que o uso de um não dispensa o outro. Isso porque o Guia PMBOK  constitui uma ampla base de conhecimentos em gerenciamento de projetos. O PRINCE2 materializa as boas práticas sugeridas pelo PMI, aumentando as chances de sucesso do projeto.

Até a próxima!!

Um comentário:

  1. Gostei do post.. mas faltou citar a fonte.. qual a data que foi publicada a fonte? é uma comparação atual ou antiga?

    Bons caminhos,

    R

    ResponderExcluir