sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Metodologias de Desenvolvimento de Software Alternativas ao R.U.P. PARTE 2




XP (eXtreme Programming)


         Segundo Kent Beck (um dos criadores do XP) a definição desta metodologia é a seguinte: " Trata-se de uma metodologia de desenvolvimento de software ágil, para equipes pequenas e médias desenvolvelndo softwares com requesitos vagos e em constante mudança". Segue a risca um conjunto de valores e principios, para garantir um bom desempenho na sua aplicação, são estes:                

Valores

  • Comunicação
  • Simplicidade
  • Feedback
  • Coragem
  • Respeito

Princípios básicos

  • Feedback rápido
  • Presumir simplicidade
  • Mudanças incrementais
  • Abraçar mudanças
  • Trabalho de alta qualidade.

Para aplicar os valores e princípios durante o desenvolvimento de software, XP propõe uma série de práticas. Há uma confiança muito grande na sinergia entre elas, os pontos fracos de cada uma são superados pelos pontos fortes de outras. Estas práticas ocorrem no contexto de 4 atividades, são elas:

Planejamento - Nesta etapa são criadas e priorizadas as histórias


Teste - Os testes são elaborados a partir das especificações do cliente

Codificação - A fase de codificação é realizada visando atender os testes


Projeto - O sistema é novamente projetado (ou reconstruído) à medida que novas funcionalidades são incorporadas.


Referências:
















quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Grupos de processos de gerenciamento de projetos



Contextualizado mais sobre o PMBOK , seus processos é tem uma sequência de ação que se possa ter um resultado, de forma que é realizados por pessoas e se enquadra em Processos da Gerência de Projeto. Esse  guia  tem  5 grandes Grupos de Processos que já foram mencionados anteriormente em nossas postagens, contudo será explanado novamente abaixo:
  • Processos de Inicialização 
    • Fase que o projeto é inicializado, sendo o ponta-pé de execução.
  • Processos de Planejamento
    • Planejamento de como deve ser organizado o projeto definindo os melhores caminhos para atingir o objetivo. Um esquema viável que não cause sobrecarga em nenhuma das tarefas. Dividindo para conquistar o objetivo.
  • Processos de Execução
    • Os esquemas que foram definidos no processo anterior são colocados em prática nesse processo, para coordenar pessoas e outros recursos para realizar o que foi planejado.
  • Processos de Controle 
    • Podemos definir como o processo guarda-chuva, assegurando que os objetivos estão sendo atingidos, monitorando, assegurando seu progresso, e tomando as ações corretivas caso haja necessidade
  • Processos de Finalização
    • Fase onde é feita a aceitação do projeto, verificando se o que foi definido no escopo foi realizado ao longo da execução.
    Processos de Gerenciamento de Projetos 


    Esses Grupos  têm grande correspondência com o conceito do Ciclo PDCA (Plan - Do - Check - Act): Planejar - Fazer - Verificar - Agir (corrigir e melhorar).
    Além de conceituar os aspectos fundamentais do gerenciamento de projetos, de forma a promover um vocabulário comum dentro dessa profissão, o Guia PMBOK documenta (define e descreve) processos de gerenciamento de projetos e os apresenta didaticamente, organizados em um capítulo por área de conhecimento. Em cada processo, são abordados suas entradas e saídas, suas características, bem como os artefatos, técnicas e ferramentas envolvidas.


    Referência:




sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Estado da arte - PRINCE2

Iremos tratar sobre um dos principais corpos de conhecimento para gerenciamento de projetos


O PRINCE2 é um método para gerenciamento de projetos lançado pelo governo britânico em 1996, tendo sido criado em 1989 a partir do PROMPTII, o qual, por sua vez, surgiu em 1975 e foi adotado em 1979 como padrão para gerenciamento dos projetos de sistemas de informação do governo. Atualmente é mantido pelo governo britânico, sendo reconhecido mundialmente como modelo para gerenciamento de projetos.
Apresenta-se como um método genérico que pode ser aplicado a qualquer projeto, independentemente de seu porte, tipo, organização, região geográfica ou cultura.
Isso é possível porque o PRINCE2 isola o gerenciamento do projeto (ex.: aspectos ligados ao escopo, tempo, custo, qualidade, riscos, benefícios, tolerâncias, etc.) das contribuições especializadas (o esforço para realizar o produto, ex: design, construção, etc.). Assim, os métodos de produção dos aspectos especializados são facilmente integrados com o método PRINCE2, formando um framework completo para o projeto.


PRINCE2 versus PMBOK

Um não é melhor que o outro.

PRINCE2 e o Guia PMBOK são complementares.

Por que?

Enquanto o Guia PMBOK  é uma base de conhecimentos sobre Gerenciamento de Projetos, sendo a fonte de informação para o gerente, o PRINCE2 é um método de Gerenciamento de Projetos baseado em processos, descrevendo exatamente o que o gerente deve saber e fazer.
O PRINCE2 e o Guia PMBOK  conversam entre si e tem total compatibilidade o que significa que o uso de um não dispensa o outro. Isso porque o Guia PMBOK  constitui uma ampla base de conhecimentos em gerenciamento de projetos. O PRINCE2 materializa as boas práticas sugeridas pelo PMI, aumentando as chances de sucesso do projeto.

Até a próxima!!

Metodologias de Desenvolvimento de Software Alternativas ao R.U.P.


Scrum


        É uma metodologia que normalmente é utilizada em processos considerados complexos ( é impossível predizer tudo o que irá ocorrer ). Desenvolvido inicialmente para o gerenciamento de projetos de software, Scrum também é utilizado na manutenção de software e para o gerenciamento de forma global, abrangendo projetos/programas. É dividido em iterações de  (geralmente)30 dias chamados Sprints, onde se trabalha para alcançar objetivos bem definidos. Estes objetivos são representados por uma lista de funcionalidades que é atualizada e repriorizada a cada nova Sprint. Os papéis principais em equipes Scrum são:

  • Equipe de desenvolvimento: responsável por implementar o sistema.
  • Product Owner: responsável pela visão de negócios do projeto.
  • Scrum Master: é uma mistura de gerente, facilitador e mediador da equipe de desenvolvimento

  A dinamica seguida pelo Scrum é a seguinte:

  • Realiza-se uma reunião para definir quais funcionalidades serão desnvolvidas na Sprint
  • Durante a Sprint são realizadas reuniões diarias, com o objetivo de avaliar o que foi feito no dia anterior, identificar quais impedimentos surgiram e priorizar o trabalho a ser desenvolvido no dia seguinte.
  • No fim da Sprint é apresentado aos Stakholders, o conjunto de funcionalidades que foram desenvolvidas, para que estas possam ser aprovadas, e por fim é feita uma reunião para planejar a próxima Sprint, fechando assim o circulo

Segue abaixo uma ilustrção do processo seguido pelo Scrum 
Ver Também:

http://thestruct.blogspot.com.br/ 

Referências:

http://improveit.com.br/scrum

http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum

http://dojofloripa.wordpress.com/2007/02/07/scrum-em-2-minutos/







sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Introdução ao Gerenciamento de Projetos

Antes de Falarmos sobre o que é Gerenciar Projetos e Processos introduziremos o conceito de Gerenciar de modo geral bem como o que é um Projeto e um Processo. Logo em seguida daremos o conceito de Gerenciar Projetos.  



O que é Gerenciar?
Gerenciar consiste em executar atividades e tarefas que têm como propósito planejar e controlar atividades de outras pessoas para atingir objetivos que não podem ser alcançados caso as pessoas atuem por conta própria. [Koontz e O’Donnel]

O que é Projeto?
É um empreendimento com características próprias, tendo princípio, meio e fim, conduzido por pessoas, para atingir metas estabelecidas dentro de parâmetros de prazo, custo e qualidade.



Ao entender o conceito de Gerenciar e de Projeto faz-se necessário entender agora o que é enfim Gerenciar Projetos. A seguir é apresentado alguns conceitos e características relacionados ao assunto.

O que é Gerenciar Projetos?
É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o
objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e
demais partes interessadas do projeto. [PMBOK].

O que é Processo de Projeto?

Um processo é uma série de ações que geram um resultado. Projeto é um conjunto de etapas, que permitem que evolua do conceito até o produto ou serviço final.
Processos se enquadram em duas categorias:
  1. Processos da gerência de projetos : se relacionam com a descrição, a organização e a conclusão do trabalho do projeto. São universais a todos os projetos, pois controlam o ciclo de vida do gerenciamento de projetos.
  1. Processos orientados ao produto : se relacionam com a especificação e a criação do produto do projeto, sendo exclusivos a cada produto. São definidos pelo ciclo de vida do projeto, e variam de acordo com a área de aplicação.  
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Processos_da_ger%C3%AAncia_de_projetos


Com a tentativa de Contextualizar o propósito e o objetivo geral do Blog apresentamos aqui os conceitos iniciais necessário para o entendimento dos Assuntos diretamente relacionados ao Blog (PMBOK e RUP).

Nos Próximos Posts começaremos a introduzir os conceitos e as características de Gerenciamento de Processos bem como PMBOK e RUP.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Boas Vindas...

Bem vindo, como primeiro post no blog apresentaremos uma breve descrição do mesmo bem como de seus autores.


Os Autores do Blog são alunos do Curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Amazonas, Alison Lemos, Janiel Medeiros, Kirmayr Tomaz e Urique Hoffmann com a Ilustre colaboração do Professor Rogério Nascimento


O objetivo do Blog é apresentar conceitos e características relacionados ao PMBOK e RUP bem como apresentar alternativas de como poderiam ser integrados ao mesmo projeto paralelamente. O PMBOK é direcionado ao gerenciamento de um projeto e o RUP é para gerenciamento do desenvolvimento do software. Abaixo segue uma breve descrição de ambos:


PMBOK :


O Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um livro que apresenta um conjunto de terminologias padrões e diretrizes para gerenciamento de projeto. fonte http://en.wikipedia.org/wiki/A_Guide_to_the_Project_Management_Body_of_Knowledge .
O PMBOK foi publicado pelo PMI (Project Management Institute) possui atualmente 4 versões e a quinta versão está em processo de construção prevista para publicação em 2012/2013. Sua primeira versão foi publicada em 1996 seguida pela segunda edição em 2000 a terceira em 2004 e a atual versão lançada em 2008. 
PMBOK é um Framework genérico util para todas as atividades de gerenciamento de projetos, serve tanto para projetos pequenos quanto para aqueles de larga escala. É uma forma de padronizar todas os significados de vários termos de Gerenciamento de Projetos.
PMBOK não é uma metodologia e não é específico para desenvolvimento de software.
É Composto de 5 Grupos de Processos:
Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Monitoramento, Encerramento


RUP:


É um processo que consiste em um conjunto de métodos que visa otimizar o desenvolvimento de software, mantendo-o com alta qualidade e respeitando os prazos e custos definidos, geralmente utilizado por grandes equipes em projetos de grande escala, mas por ser flexivel é possivel utiliza-lo em projetos e/ou equipes menores.Utiliza abordagem orientado a objetos e é projetado em UML.



Agradecemos sua visita esperamos que obtenha as informações que busca relacionadas aos assuntos apresentados, Sucesso... God Bless You...